Reflorestamento de Madeira Nobre

Atuamos em toda a cadeia de Reflorestamento de Madeira Nobre Tropical, desde a produção e coleta de sementes, produção de mudas, plantio, manutenção e gestão florestal, até a colheita, beneficiamento e comercialização da madeira no mercado atacadista e varejista, trabalhando em diversos formatos nos projetos florestais, desde o fornecimento de mudas, assessoria técnica e gestão dos projetos florestais, até projetos sob medida, de acordo com as necessidades e do perfil de cada empreendimento, seja ele pequeno, médio ou grande, plantado em sistemas homogêneos, heterogêneos, agroflorestais (ILF), silvistoril (IPF) ou agrosilvipastoril (ILPF).

Madeira Nobre Tropical é a classificação adotada pelo setor florestal para projetos que utilizam em seus plantios comerciais as espécies tropicais nativas e exóticas que produzem maderia de boas características físicas e estéticas, que preferencialmente já possua presença e/ou histórico no mercado mundial, além de apresentarem caracteristicas silviculturais que viabilizem o seu cultivo em escala comercial no médio e longo prazo, tendo por isso, o seu cultivo como uma oportunidade de produção de madeira de qualidade e alto valor agregado, em um cenário de crescente demanda por madeira tropical e escassez de oferta de fontes sustentáveis. 

Atualmente as espécies florestais exóticas de maior importância neste setor são a Teca, os Mognos-africanos e o Cedro-australiano, entre as espécies nativas Guanandi, Mogno-brasileiro, Jequitibá-rosa e o Louro-freijó, porém existem ainda dezenas de espécies potenciais nativas e exóticas que continuam sendo testadas e plantadas, que podem se tornar novas alternativas ao plantio comercial visando diminuir a pressão sobre os maciços florestais nativos nos biomas ameaçados, como Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado.


Sistemas Agroflorestais e Silvipastoris 

Desenvolvemos desde 2005 alternativas de sistemas agroflorestais que incorporarem a produção de madeira nobre dentro de sistemas de produção agrícola tradicionais, visando otimizar as áreas produtivas e proporcionar viabilidade econômica no curto, médio e longo prazo, melhorando os fluxos de caixa e amortização dos investimentos florestais.

Atuamos desde a concepção e planejamento dos plantios, fornecendo insumos, suporte técnico, coordenação e gestão agroflorestal dos plantios. Trabalhamos com sistemas integrando as culturas de café, pupunha, cacau e banana, em fases de implantação e produção, em diversas regiões do país. 


Produção de mudas florestais

A Futuro Florestal produz mudas florestais das principais espécies de madeira nobre mais plantadas no Brasil, assim como  mudas de uma ampla diversidade de espécies nativas utilizadas para os plantios de recuperação ambiental de áreas como Reseva Legal (RL) e Preservação Permanente (APP), com capacidade técnica e produtiva para atender diversos estados brasileiros, produzindo com qualidade e tecnologia acumulada ao longo dos últimos 10 anos de produção, onde atendemos a mais de 500 clientes distribuídos por mais de 15 estados das 5 regiões do país, sempre com total transparência, evitando comercializar mudas para regiões inaptas para o plantio da espécie desejada pelo produtor rural. 

Primamos por atender todas as normas técnicas e de certificação da nossa produção junto ao RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas), órgão do Ministério da Agricultura responsável por orientar, fiscalizar e regulamentar toda a produção de sementes e mudas do país, além de trabalhar com um desenvolvimento contínuo do material genético utilizado na nossa produção, buscando sempre atingir um alto padrão de qualidade das mudas e das futuras florestas plantadas. 


Consultoria e Gestão Florestal 

Nossa equipe atua de forma ampla no suporte técnico aos empreendimentos florestais e agroflorestais, atendendo as demandas de assessorias e consultorias técnicas ao longo do desenvolvimento das florestas, sejam elas de formas pontuais ou regulares, realizadas através de visitas técnicas em campo, elaboração de Projeto Técnico Florestal, Plano de Negócios, cadastros de regularização ambiental, inventário florestal, co-gestão e gestão florestal. Sempre atuando com transparência, ética e responsabilidade técnica junto a mais de uma centena de clientes atendidos nos últimos 10 anos nos serviços citados. Saiba mais em nossa área de serviços.


Pesquisa e Desenvolvimento

Por atuar com o pioneirismo no reflorestamento de madeiras nobres tropicais em sistemas puros e agroflorestais, utilizando nestes plantios espécies florestais com pouco conhecimento silvicultural, desde o início de nossa história trabalhamos com diversos projetos de pesquisa para ajudar no desenvolvimento e consolidação dos plantios, buscando identificar problemas e soluções no manejo das plantações, determinando dessa forma as melhores praticas para cada espécie e sistema de cultivo, definindo assim metodologias basicas para orientar nas tomadas decisões de qual espécie plantar, como plantar, qual deve ser o manejo florestal, necessidade nutricional das espécies, entre outras informações.

Estabelecemos  diversas parcerias e cooperações técnicas com universidades e instituições de pesquisas, entre elas a UNESP, USP, UFPI, UFSB, SIF, EMBRAPA FLORESTAS, entre outras, para desenvolvimento de trabalhos em diversas linhas de pesquisa sendo as principais o manejo nutricional, controle de pragas e doenças, melhoramento genético e tecnologia da madeira.  


Recuperação de Áreas Degradadas

A Futuro Florestal atua em projetos de recuperação de áreas degradadas sejam elas áreas de preservação permanente (APP), reserva legal (RL), bem como praças e áreas verdes. Fornecemos mudas de espécies nativas de diversas espécies sob encomenda e auxiliamos em todas as etapas do projeto.

Dentro desse tema, a Futuro Florestal vem seguindo uma diretriz para elaborar os Programas de Regularização Ambiental (PRA) que tiveram a entrega prorrogada pelo governo federal até 31/12/2019. Na elaboração desses programas para os produtores rurais a Futuro Florestal vem seguindo a diretriz de restauração das Reservas Legais (RL) com retorno econômico, permitida pelo Código Florestal.


Eventos de capacitação em Reflorestamento de madeiras nobres

Organizamos eventos como Workshops, Seminários, Palestras e Dias de Campo sobre o tema de reflorestamento de madeiras nobres tropicais, bem como participamos de palestras em Universidades, Congressos, Sindicatos Rurais, Coopertivas, entre outros. Sempre com objetivo principal de trocar experiências e capacitar os envolvidos em projetos de madeira nobre, informando com transparência e responsabilidade técnica. Acesse nossa área de eventos.